Um dos principios básicos da arte visual, é a utilização da luz como meio de dar formas à arte.
São muitos os artistas que trabalham a luz como elemento de criação de suas instalações e exposições, começo destacando o trabalho com fluorescentes realizado pelo vanguarda Dan Flavin são maravilhosos trabalhos que lembram os de James Turrell, um dos mestres nesta arte, e a quem muito admiro por suas concepções artisticas.
Saindo um pouco da vanguarda, temos novos artistas surgindo com instalaçãoes realizadas e belissimos trabalhos, tais como: Leo Villareal, Spencer Fitch, com instalações baseadas nos trabalhaos de Dan Flavin, já Bruce Nauman e Tim Noble & Sue Webster utilizam o neon como material de seus trabalhos, com grandes reproduções e trabalhos em LED temos Jenny Holzer.
Outros artistas de destaque são: Felix Gonzalez-Torres, Olafur Eliasson, Tatsuo Miyajima este com trabalhos interativos usando de forma elegante metafóras sobre temas como: vida, morte e existência.
Estes artistas transformam a luz de suas instalações em trabalhos e instalações onde capturamos sentimentos, poesia e arte, sendo uma fonte de experimentos que podemos utilizar como concepção de projetos luminotécnicos, desenho de produtos e explorar as novas tecnologias.
Fonte: Artkrush
Comments