Quando vamos projetar a iluminação de um ambiente é importante analisar as funções em conjunto com o uso do mesmo. O triângulo das prioridades ajudará você a analisar a funçãoo da atividade necessária no ambiente e focar individualmente o critério da qualidade da iluminação.
Temos as seguintes características a serem consideradas ao projetar iluminação:
- Iluminância (illuminance)
- Ofuscamento (glare limitation)
- Luminância (luminance distribution)
- Reprodução de cor (colour rendition)
- Temperatura de cor (luminous colour)
- Contrastes (shadow factor)
- Focalização (light direction)
Performance Visual (Visual Performance) - É o fundamental para a função visual, como será visto os objetos ou pessoas dentro do ambiente. Aqui aplicamos o básico que é a Iluminância e Ofuscamento. Ambos baseados em normas que devem ser atendidas.
Conforto Visual (Visual Comfort) - Aqui não basta a iluminância e o ofuscamento para determinar um bom conforto visual do ambiente. Para tal, o mais importante neste tópico é a Luminância e sua distribuição pelo ambiente. Não somente a iluminação uniforme do ambiente, mas iluminações complementares como de paredes e áreas de trabalho. Para otimizar este fator a Reprodução de Cor é importante que esteja dentro do nível 1A ou 1B.
Ambientação (Ambience) - Aqui todos os fatores são importantes, incluindo a Temperatura de Cor, Focalização e Contrastes. A referência para este item é a iluminação natural. A idéia é transmitir através da iluminação motivação e promover sensações positivas com a iluminação artificial.
Com esta dica, vamos praticar o melhor do lighting design nos próximos projetos e ter a mão o triângulo das prioridades que funciona como uma escada de comprometimento com o projeto, iniciando num projeto básico (performance visual), projeto trabalhado (conforto visual) e um projeto luminotécnico completo (ambientação).
GOSTARIA DE RECEBER O TRIANGULO PARA PROJETOS LUMINTÉCNICOS
OBRIGADO
Posted by: TIAGO | julho 17, 2008 at 11:09 PM
Gostaria de receber o Triangulo das Prioridades. Como faço?
Posted by: Mirian | outubro 18, 2008 at 09:57 PM
Também gostaria de receber esse Triângulo das Prioridades para projetos luminotécnicos. É possível?
Posted by: Antonio Rinaldo | dezembro 04, 2008 at 07:27 PM