Christian Bartenbach é um dos percusores e desenvolvedor de alguns conceitos de iluminação muito utilizados até hoje, encabeça o escritório Bartenbach LichtLabor, onde realizam projetos de iluminação sempre integrando a iluminação natural com a artificial, com vários prêmios ganhos por este trabalho, além de consultorias em desenvolvimento de luminárias, de sistemas, de avaliação psicológica dos ambientes. Resumindo um escritório completo.
O escritório segue uma filosofia que é como uma Bauhaus, uma escola única, só que na área de iluminação onde baseia-se em primeiro o desenvolvimento do conceito de iluminação baseado na percepção psicológica, após estas definições, o desenvolvimento da parte física e ótica do projeto.
Sobre os conceitos desenvolvidos são dois de grande importância e amplamente utilizados:
- Em 1964, o "Dark-light-Technic", luminárias em que não há a visualização da fonte luminosa e refletor até determinado ângulo, provendo um grande conforto visual sem ofuscamento direto, aliado ao máximo rendimento da iluminação, amplamente utilizado na Europa na década de 70, durante uma crise energética.
- Muito utilizado, inclusive no Brasil, pela Lumini (detentora do direito de comercialização, pois trata-se de um produto patenteado pela Bartenbach), é a iluminação secundária por rebatimento através de projetores de foco concentrados que iluminam uma placa refletora com sistema ótico que remete ao ambiente esta iluminação.
Em 2003, em conjunto com o governo Austríaco fundaram a Lichtakademie, voltada ao ensino da iluminação com base nos conceitos desenvolvidos pela Bartenbach.
Comments