Este tutorial foi criado com foco nos arquitetos, engenheiros, decoradores e estudantes, que tenham interesse em aprender a trabalhar com o Dialux para cálculo luminotécnico.
Em breve, postarei mais detalhes e outros recursos, abaixo estarei explorando o Projeto Rápido utilizando o Assistente, porém contem dicas que servem para usuários que já trabalham com o software.
Bom proveito!
Através do site do desenvolvedor v. poderá fazer o download gratuito do software atualmente na versão 4.7.5.2, a qual este manual baseia-se.
Após instalado, inicie o software.
1. Usando o Assistentes DIALux
Ao iniciar o programa é apresentada a seguinte tela de Bem-vindo, clique Assistentes DIALux.
Será apresentada a tela contendo as seguintes opções: DIALux Light, Planejamento rápido, Planejamento rápido profissional e Planejamento rápido de ruas.
1.1. Planejamento rápido - Selecione o ícone Planejamento rápido
Clique em Continuar.
Dê um nome ao ambiente, na tela seguinte.
Para este tutorial, vamos utilizar o formato retangular.
Coloque a dimensão da sala na próxima tela.
Nesta tela será definido o índice de reflexão do teto, parede e piso. Como padrão o programa apresenta 70, 50, 20, se não tiver familiaridade com estes valores, poderá utilizar o campo Material, onde há uma pré-definição de materiais e tons de cores relacionados com o grau de reflexão de cada um. Caso defina pelo Grau de reflexão, poderá alterar o campo Cor para simulação posterior do ambiente.
Na próxima tela é definida a Altura do plano de trabalho, onde é realizado o cálculo, como padrão a altura é de 0,75m., porém alguns escritórios adotam 0,80m., ou poderá ser definido conforme sua necessidade.
A Zona marginal trata-se da distância da parede a ser desconsiderada no cálculo, funciona tal como o Offset dos softwares CAD. Como padrão a distância é de 0,50m.
Nota: Essa distância é ideal para diminuir a influência de reflexão secundária (das paredes) sobre o resultado da iluminância no ambiente, tendo assim uma média baseada mais na iluminação direta das luminárias.
A tela a seguir é determinado o fator de manutenção o padrão é 0,80, porém para compreender este valor de acordo com o seu projeto utilize o campo Valores de referência que de acordo com Sala limpa, Sala muito limpa, Instalação externa ou Local interno ou externo será apresentado um valor referente.
Agora deverá ser escolhida a luminária a ser utilizada no ambiente, para isso clique no botão Catálogos, em seguida Banco de dados próprio...
A seguinte tela será apresentada, clique agora em Importar, e então localize o arquivo no seu computador.
Obs: O tipo de arquivo deverá ser alterado de Ficheiro ULD (*.uld) para Todos os ficheiros (*.*). Dessa forma reconhecerá o formato .IES ou outro tal como LDT.
Alguns arquivos podem solicitar a seguinte tela de dimensões da luminária, caso não possua no arquivo.
ATENÇÃO: Caso a luminária seja de embutir no teto manter a altura 0.00 m.
A superfície de emissão é a área de onde sai a luz da luminária, para efeito de cálculo pode ser adotada a mesma medida da luminária.
Ao concluir, voltará para a tela do banco de dados próprio.
Na tela do banco de dados, o arquivo importado estará disponível para pesquisa nos campos Fabricante ou Nome da luminária. Após selecionar o aparecerá a tela com o desenho da curva. Clique em Aplicar.
Caso tenha outros modelos de luminária que pretenda utilizar o no projeto selecione repita o procedimento de Importar e selecionar até o Aplicar na tela abaixo, feito isso clique em Fechar.
Nota: Ocorre dependendo do fabricante de não aparecer como nome o arquivo inserido na listagem da tela do DIALux, devido a diferença de versões do formato IES ou por estar incompleta a informação destes arquivos disponibilizados pelos fabricantes. Neste caso, deverá ser selecionado os campos em branco, dentro dos menus fabricante, nome da luminária, tipo da luminária, e ver (pressumir) que seja a curva correspondente. Caso tenha sido inserida somente uma curva fica fácil, pois será a única com campo em branco. A dificuldade é ao inserir mais de uma curva do mesmo fabricante, neste caso sugiro analisar através do formato da curva da imagem do fabricante com a imagem gerada pelo DIALux.
Exemplo de seleção em branco (vide Nota). Seleciona-se no campo Fabricante o (*) então no menu ao lado aparecerá Encontrado: (...) nesta lista desça até o final e selecione o campo em branco, aparecerá então o desenho da curva do arquivo inserido.
Ao fechar, voltará para a tela de seleção de luminárias, clique na lista da luminária e selecione o modelo inserido.
A tela seguinte deverá ser definida a altura de montagem da luminária, no caso se ela esta pendente ou distante do padrão de altura dela na fixação. Exemplo: Luminária instalada com distanciador ou com cabos hasteados.
Nota: Em caso de luminárias sobrepostas o valor da altura dela já esta configurado no arquivo IES, sendo utilizada esta tela apenas para instalação com afastamento do teto.
Agora é a tela de determinar a intensidade luminosa média desejada ou a malha de distribuição das luminárias projetada.
O valor de intensidade luminosa poderá ser conceitual ou seguir a norma NBR-5413 – Iluminância de Interiores, que determina esta intensidade média nos mais diversos ambientes.
A próxima tela é para determinação de amarração do alinhamento pela transversal ou de comprido.
Caso seja um projeto onde a luminária é em linha contínua, ou espaçadas com o mesmo tamanho de seu comprimento, utilize as seleções desta tela.
Finalmente, informações incluídas hora de calcular. Mantenha a seleção de Calcular a sala criada imediatamente. Clicar em Finish.
Com as seleções marcadas, selecionar a opção de cálculo entre Padrão e Muito exacto e clicar em OK.
Ambiente calculado e renderizado tridimensional.
Para ver o resultado do cálculo clique em Ficheiro (File) no menu e em Ver página(Print Preview).
São resultados visualizados:
- Folha de dados da luminária: Contem a curva fotométrica juntamente com outros dados tais como curva de ofuscamento.
- Resumo: Contem a planta com as Curvas Isolux, Intensidades médias no plano de trabalho, piso, teto e paredes, Lista de luminária, etc.
- Resultados luminotécnicos: Iluminâncias, Uniformidade, Potência luminosa, etc.
Resultados luminotécnicos em detalhe. Onde interpreta-se:
Iluminância média do ambiente (plano de trabalho): 558 lux, sendo 487lux proveniente direto da luminária sem reflexão e 71 lux indireto (por reflexão) .
Uniformidade: 0,744 entre a iluminância mínima encontrada no ambiente e a média, e, 0,643 entre a mínima e a máxima.
Consumo: 11,81 W/m² equivalente a 2,12 W/m² para cada 100 lux
Esta é a configuração é básica de resultado, podendo ter muitos outros formatos de resultados do cálculo, através do menu Edições (Output) .
O tutorial do Planejamento rápido termina aqui, em breve colocarei mais dicas e outros tutoriais e manuais para operar com o software.
Qualquer dúvida colocar nos comentários que responderei.
Olá! Para começar, não tentei utilizar o programa ainda... preciso de um software para calcular a reflexão da luz natural através de superfícies externas para o interiordos ambientes(tipo uma prateleira de luz). Será que é possível fazer isto neste programa? Inserir meu projeto nele...
Bem, muito obrigada. Mesmo não sendo possível acho que pode me ser muito util para varios outros projetos.
Posted by: Laura | fevereiro 05, 2010 at 03:35 PM
Laura, boa noite!
Com o Dialux v. conseguirá fazer o cálculo com iluminação natural do externo para o interno, sim, apesar de eu não ter trabalhado, mas ter visto diversos trabalhos na galeria de imagens do site do fabricante do software.
Espero que tenha a ajudado, estou a disposição.
Posted by: David Aloi | fevereiro 19, 2010 at 11:53 PM
Ola Parabens pelo site.
Sou novo aqui e preciso de um auxilio para baixar os catalogos *.uld dos sites que aparecem no programa.
Obrigado Pela atenção
Posted by: Tiago | setembro 01, 2010 at 09:36 AM
Olá!
Estou tentando utilizar o Dialux, porém, gostaria de inserir luminárias das quais não existe plugin. Como posso fazer isso? Existe alguma maneira de criar um arquivo .uld ou de simplesmente inserir os dados da luminária no programa?
obrigada!
Carolina
Posted by: Carolina | setembro 06, 2010 at 02:33 PM
oi! Estava olhando o site e ele realmente é muito bom. Adorei as dicas. Mas estou com um problema na hora de criar o ambiente de simulação interno. Ele possui um lanternin acima do nível do telhado e queria utiliza-lo como estratégia para a iluminaçao natural. Mas não consigo modelá-lo no programa. Você tem alguma dica de como posso fazer isso?
Obrigada
Grazielle
Posted by: Grazielle | outubro 17, 2010 at 10:42 PM
Estou muito satisfeito com o material didatico para aprender a trabalhar com o DialLux, mais estou com problema em comunicar meu banco de dados com o programa, vocês podem me ajudar.
Eduardo
Posted by: Eduardo | outubro 25, 2010 at 05:29 PM
Olá! Achei prático a dica abaixo:
O tipo de arquivo deverá ser alterado de Ficheiro ULD (*.uld) para Todos os ficheiros (*.*). Dessa forma reconhecerá o formato .IES ou outro tal como LDT.
Mas o catálogo que estou utilizando é da Nutsteel e está disponivel somente em PDF
Alguém pode passara outra dica?
Posted by: Dirceu | janeiro 03, 2011 at 09:27 PM
Olá!
Estou tentando utilizar o Dialux, porém, gostaria de inserir luminárias das quais não existe plugin. Como posso fazer isso?
Refiro-me ao catálogo de produtos (EXed) da NutSteel
Posted by: Dirceu | janeiro 03, 2011 at 09:30 PM
Dirceu, o que possui pelo descrito são curvas em pdf e nesse formato nenhum programa de cálculo importará, é preciso que entre em contato com o fabricante, no caso Nutsteel e solicite os arquivos originais de onde foram gerados os pdf's no caso deverão estar em formato .ies, .uld, .ldt.
Atenciosamente,
Posted by: David Aloi | fevereiro 20, 2011 at 11:42 AM
Olá, estou iniciando a trabalhar com o Dialux e
achei ótimo o material postado.
Porém necessito tirar umas dúvidas: o meu dialux está todo em inglês, eu usava a v. 4.7 e atualizei agora para 4.9, fiz a opção pelo português, mas não adiantou nada. Onde posso configurar isso? Outra coisa, a minha versão trabalha com ft, ao invés de m, e fala em fc, no lugar de lx... como faço pra configurar isto tb?
Espero que possam me ajudar, desde já, obrigada.
Posted by: Account Deleted | março 10, 2011 at 04:09 PM
Diane, referente a sua dúvida fiz o seguinte tutorial neste post http://percepcao.typepad.com/percepcao/2011/03/dialux-si-idioma.html
Lá tem como fazer estas configurações.
Atenciosamente,
Posted by: David Aloi | março 12, 2011 at 12:03 PM
viva, boa tarde
preciso instalar o plugin da philips para o dialux 4.9
ja fiz o download e tambem ja instalei e nao consigo ainda trabalhar cõ dialux usando as luminarias da philips.
alguem me pode dar uma ajuda por favor??
Posted by: baitsta | julho 02, 2011 at 11:37 AM
Como altero a uniformidade no Dialux? Existe um manual completo em português?
Obrigado,
Posted by: André | junho 04, 2012 at 10:19 PM
boa tarde
preciso instalar o plugin da philips para o dialux 4.10
ja fiz o download e tambem ja instalei e nao consigo ainda trabalhar cõ dialux usando as luminarias da philips.
alguem me pode dar uma ajuda por favor??
Posted by: Fabio Silva | junho 27, 2012 at 02:43 PM
Olá, sou iniciante no dialux e estou com problemas para abrir arquivos do dialux 4.9 no dialux 4.10. Sempre aparece mensagens de erro. Alguém pode me ajudar?
Tenho outra pergunta, me disseram que eu posso inserir um arquivo .dwg no dialux e usá-lo em 3D e fazer alterações. Ou seja, transformar um arquivo .dwg em um arquivo do tipo .dlx. Isso é possível? Se sim, como faço?
Se possível, me ajudem por favor!
Obrigado
Posted by: Thiago | setembro 12, 2012 at 05:35 AM