

Graças à diversidade de cores e à facilidade de adquirir variados formatos, o material aparece nas mais criativas soluções de iluminação. Colaborando com opções estéticas em iluminação, as chapas acrílicas cristais apresentam 92% de transparência, independentemente da sua espessura, além de terem excelente capacidade de transmissão de luz, deixando as bordas das chapas transparentes totalmente “acessas”. Essas propriedades do material colaboram para a economia de energia elétrica, poupando o consumo de recursos naturais. Já as chapas brancas ou leitosas são excelentes para difusão homogênea de luz em um projeto de iluminação zenital, desde que a espessura da chapa e o nível de opacidade desejado sejam corretamente definidos pelo especificador.
A escolha do acrílico pelos especialistas em iluminação
O designer Guinter Parschalk destaca ainda características como flexibilidade, leveza e, principalmente, qualidades óticas de transparência e translucidez. Com mais de 20 anos utilizando o material em seus projetos, Parschalk é titular do Studioix, escritório especializado em percepção visual e iluminação. Já Joana Angert, designer do Rio de Janeiro, afirma que o acrílico é um material versátil e encantador. “As cores e o visual clean do acrílico me permitem criar peças que agradam o olhar dos consumidores”, conta Joana. É esse mesmo visual diferenciado que destaca Izelda Barcalla, proprietária da Trans-Elétrica Iluminação, tradicional loja da Rua da Consolação, em São Paulo. “A procura por peças em acrílico aqui é de pessoas que querem diferenciar seu espaço com objetos ousados e de aparência clean. Por isso decidimos investir no mercado de acrílico – material com um design diferenciado, resistente e que chama muito a atenção dos consumidores”. A Bertolucci, importante empresa de luminárias, investe no acrílico há mais de 50 anos. “Temos mais de cem modelos feitos de acrílico, e o público sempre busca as novidades da marca com o material, o que nos permite fazer luminárias em diversos formatos”, garante Cristiana Bertolucci, dona da empresa.
Outras propriedades do acrílico
Além de suas indiscutíveis características estéticas, as chapas acrílicas são 50% mais leves que o vidro, além de serem mais resistentes às intempéries e ao amarelecimento provocado pelos raios do sol. As chapas acrílicas também dilatam-se e contraem-se, suportando variações de temperatura sem maiores problemas. Sua limpeza e manutenção são muito simples, bastando usar água, sabão neutro e um pano macio e seco. Pequenos riscos ou encardidos podem ser facilmente eliminados aplicando-se polidores domésticos com flanela limpa em sua superfície.
Fonte: Indac
Perguntem sempre ao fabricante que tipo de material utilizam pois alguns chamam o Poliestireno (PS) de acrílico o que é errôneo, pois o acrílico (PMMA) é quem possui as características acima mencionadas, o custo do acrílico é um pouco mais alto, porém não há a depreciação precoce do seu projeto. Qualidade acima de tudo.
Dica: Para identificar em primeira instância é difícil pois ambos aparentam serem iguais, mas a dica é queimar a ponta com um isqueiro, se ele fritar e tiver um cheiro semelhante a cebola, é acrílico, caso contrário, se tiver cheiro de plástico queimado é PS.