Há 75 anos atrás Parry Moon (1898-1988), escritor do primeiro livro sobre lighting design, quando ainda a profissão era chamada de Engenheiro de Iluminação, entitulado The Scientific Basis of Illuminating Engineering. Sua frase que ecoa como muito original ainda nos dias de hoje e que vejo que muitos profissionais ainda não a possuem em sua alma na hora de projetar e conceber a iluminação para os seus projetos. A frase diz:
"O lighting designer deve não só interessar-se nas ciências exatas e na economia de energia, mas também deve estar completamente familiarizado com a fisiologia do olho, as peculiaridades do nosso processo de ver, e seus efeitos psicológicos. Na maioria dos casos, ele também deve compreender também da arte e da arquitetura a fim de produzir resultados agradáveis. "
Sem comentários, esta é uma frase que explica o que é a profissão de lighting designer.
De todo o tempo que escrevo aqui para o blog e que vivo os projetos luminotécnicos, esta frase é a que mais sintetiza o que o profissional precisa. O que mais me admira é que foi escrita em nada menos que em 1936.
Quebra-tudo, Parry Moon!!!
(P.S. Quebra-tudo é um termo utilizado por um blogueiro que admiro muito do @bizrevolution, acesse www.bizrevolution.com.br e saiba mais).