Fachadas requerem conceitos luminotécnicos em harmonia com os elementos arquiteturais. Para fachadas clássicas, alguns condutas devem ser consideradas para o conceito da iluminação:
- Colunas
- Pórticos
- Frizos
- Fachada dividida em três áreas: um portal e duas laterais
Em todos os exemplos listados uma tênue iluminação geral da fachada é assegurada através da utilização de refletores assimétricos nas luminárias de embutir no piso. A iluminação incidente não deve ser demasiada forte, uma vez que pode criar sombras pesadas expressada na área dos frisos. As luminárias estão dispostas em linha a uma distância de um terço da altura do edifício (em frente à direita e à esquerda das duas áreas da fachada).
Solução luminotécnica 1
As colunas são silhuetas contra a entrada da área, que é iluminada por luminárias de sobrepor. A impressão tridimensional do pórtico é grandemente reduzida pelas colunas que agora aparecem quase plana. A elevação frontal do edifício está claramente dividida em três, devido à ênfase dada à fachada central da seção.
Uma luminária de sobrepor com facho de intensidade aberta esta posicionado atrás de cada coluna.
Sugestão de luminária:
Lumini – Geo
Solução luminotécnica 2
As colunas são iluminadas com luminária uplights com facho fechado. O pórtico é iluminado separadamente. O fato de que a entrada está definida a área em frente da fachada torna-se muito mais acentuada. A vista é atraída para a parte central do edifício.
As colunas são marcadas pelo facho fechado das luminárias uplights dispostas ao redor das mesmas de forma circular.
Sugestão de luminária, nas opções facho assimétrico e facho fechado:
Schréder – Terra Lumini - Solum
Solução luminotécnica 3
A fachada é sutilmente determinada por uma divisão horizontal através da iluminação do friso. A largura total da fachada torna-se mais marcante. As colunas foram iluminados como na solução 2, mas com menor intensidade luminosa, de modo a não marcar demasiadamente a entrada. Em geral, este conceito diferenciado da iluminação dá à fachada histórica um carácter mais suntuoso.
Luminárias direcionáveis para destacar o friso estão localizadas a uma distância de um décimo da altura da parede na frente das duas secções laterais da fachada. O espaçamento entre as luminárias direcionáveis em si é relativamente pequena de modo que uma mesma iluminação da orla é obtida. Luminárias uplight com facho fechado em torno das quatro colunas adicionam um complemento para a iluminação.
Sugestão de luminária, além das utilizadas na solução 1 e 2:
Schréder – Corus
Exemplo de projetos: